segunda-feira, dezembro 19, 2005

Parte I - O Lote 84

A minha terra é muito bonita... talvez das mais bonitas cidades da Beira Alta. Mas é pena que os casais jovens em início de vida sejam escorraçados, roubados e humilhados... E tudo com os altos senhores do poder local a ver e nada fazer senão vejam:

Em 2001 um jovem e feliz casal fez um contrato de compra e venda de um apartamento num LOTE 84 daquela nova zona perto do Politécnico, junto ao Bar Palha d'Aço, com uma Empresa Construtora chamada "Construções Beiral, LDA". Deram um sinal de 25 ooo euros(aproximadamente 5000 contos) com o compromisso de dar o restante na altura da escritura. Planos de um futuro risonho, viam-se nos seus rostos... o futuro tristonho esperava-os.


As obras decorriam, eles iam escolhendo os materiais, algumas alterações na planta, os habituais sonhos da decoração perfeita para um novo lar.

Mas um dia tudo parou... mais ou menos 2 anos depois de terem dado o sinal... e o prédio ali quase concluído... tal qual como hoje em dia se encontra.

Os empregados foram todos para o desemprego, enquanto o Sr. Santos (José Amaral dos Santos), um dos sócios da empresa construtora, continuava a afirmar ao casal e a todos os outros futuros moradores, que as obras iam prosseguir, indicando, várias vezes, o próprio dia em que recomeçariam, dando um falso alento às almas já perdidas.

(continua)